Apoio Psicológico no Cancro da Mama
Este impacto é relevante em todas as fases do tratamento, incluindo a fase após a finalização dos tratamentos médicos, na qual pode ocorrer uma significativa fragilidade emocional.
Durante o tempo de tratamento, as exigências físicas dos tratamentos, o confronto com a possibilidade de morte, os sentimentos de profunda impotência e de sofrimento dominam, habitualmente, todo o espaço de vida. O vazio tremendo que fica quando tudo isto acaba, pode representar a emergência de sintomas depressivos e de ansiedade severos, que podem anunciar uma grave disrupção na vida da mulher. É, por isso, fundamental promover o apoio psicológico nesta fase.
A pensar no confronto com as exigências colocadas pela vivência desta condição, surge a Consulta de Apoio Psicológico no Cancro da Mama. Esta consulta tem como principais objetivos, promover a melhor gestão das emoções negativas, restaurar o sentido de controlo no tratamento, e promover a redefinição do projeto de vida integrando de modo adequado o significado da doença.